Economia
Varejo conta com ferramentas analíticas que dão segurança na hora de vender

O momento econômico do País vem apontando para melhorias nas vendas. Vários indicadores da Boa Vista SCPC mostram sinais positivos e esses bons tempos precisam ser direcionados de forma que tragam resultados favoráveis ao comércio.
Prova do crescimento são os dados do Indicador Movimento do Comércio, da Boa Vista SCPC, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil. Em janeiro deste ano, subiu 0,2% na comparação mensal. Em 12 meses, o crescimento foi de 2,6% e na avaliação em relação a janeiro do ano passado, foi maior em 9,7%.
Já o indicador de recuperação de crédito, também da Boa Vista SCPC – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou crescimento em fevereiro de 0,3% na comparação mensal com ajuste sazonal. Na análise acumulada em 12 meses, houve queda de 0,3% (março de 2017 até fevereiro de 2018 frente aos 12 meses antecedentes). Na comparação com o mesmo mês de 2017 a alta foi de 3,7%.
Outro dado que merece atenção é sobre cheques devolvidos. Em fevereiro, representaram 1,70% do total de cheques movimentados, redução de -0,36% em relação ao ano anterior.
É preciso considerar ainda o cenário nacional, que inclui redução de juros, expansão do crédito, melhoria dos níveis de renda, diminuição do desemprego entre outras variáveis.
Análise de carteira
Ainda que os números sejam positivos, o varejo precisa contar com soluções que fazem uma análise completa do comportamento do cliente em financiamentos.
É o que oferece a ferramenta “Análise de Carteira” da Boa Vista SCPC, integrando análises de perfil cadastral, sociodemográfico, risco e comportamento em uma única ferramenta, tudo com inteligência analítica.
A ferramenta oferece o benefício de comparação do perfil da carteira de clientes em relação à média de mercado; apresenta informações de risco, score, indicação de limite de parcela e grau de endividamento; e pode ser aplicada em ações de crédito, cobrança, combate a fraudes, planejamento comercial, expansão de mercado e relacionamento e marketing.
“Ela gera conhecimento sobre o perfil da carteira de clientes no detalhe, sejam eles ativos, inativos ou prospects, permite priorizar os ‘bons clientes’ para as ações de marketing, reduzindo custos e alavancando receitas, possibilita a venda de produtos mais adequados às necessidades do cliente e apoia as ações de marketing. Ou seja, o varejista pode fazer uma oferta ou oferecer um produto mais adequado ao perfil da carteira dele e, até mesmo, fazer uma ação para recuperar os clientes que estão inativos, se esses apresentarem um baixo risco”, acrescenta Maria Dolores Gil de Oliveira, diretora de Produtos da Boa Vista.
Há outras recomendações que podem dar tranquilidade a quem vende no varejo no crédito. Por exemplo, identificar bem o cliente, dando atenção aos documentos apresentados e a sua autenticidade. Documentos com foto e o CPF devem ser exigidos, assim como comprovantes de residências (conta de luz, água, etc), que vai garantir a localização do consumidor se houver algum problema. Comprovar renda também é fundamental. Se for via contracheque, é preciso verificar a real existência da empresa, que pode ser feita na própria internet.
Por fim, para vender com segurança no crediário é importante dialogar com o cliente e oferecer condições de pagamentos que estejam ao seu alcance.