INSTITUCIONAL

Palavra do Presidente

É imensurável a honra de presidir a Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora no seu aniversário de 120 anos. Esta instituição, que é a mais antiga do Estado de Minas Gerais e berço natural de atividades relevantes para o desenvolvimento municipal e regional, chega a esta profícua idade rejuvenescida pela ação de homens e mulheres que têm se dedicado aos interesses das classes produtoras.

Assim como sua magnífica sede histórica, a Associação Comercial tem deixado seu legado nas páginas da história, e é com grande orgulho que celebramos esses 120 anos de vitalidade e incontáveis realizações, que somente foram possíveis graças ao empenho, à determinação e à perseverança de inúmeros nomes que dedicaram boa parte de suas vidas para o êxito desta instituição. Os fundadores, os ex-presidentes, os incansáveis diretores e uma infinita gama de colaboradores é que nos dão hoje a oportunidade de comemorar esta grande façanha.

Estou convencido de que a Associação Comercial tem absorvido os problemas da cidade de Juiz de Fora e assumido o seu papel de abraçar a coletividade, trabalhando pela solução de demandas oferecendo oportunidade de negócio e ampliando os potenciais econômicos. É a instituição que sempre esteve presente com atuação impecável nas discussões pelo bem da sociedade local, incorporou bandeiras de interesse público e deu voz ao setor produtivo.

Após 120 anos de extensas atividades, posso assegurar que os princípios que nortearam a fundação da entidade ainda são preservados. Reverenciamos com entusiasmo a inspiração dos homens de valor que visualizaram a importância de uma instituição pioneira cuja trajetória sempre alcançou o brilhantismo apoiado em sério e relevante trabalho. A Diretoria atual, mesclada por representantes de variados setores, atua coesa e unida no propósito de engrandecer a classe produtora e consequentemente tornando melhor e mais humana a cidade de Juiz de Fora.

Em solenidade oficial pudemos homenagear 12 personalidades e instituições, uma para cada dez anos de vida desta Associação, fazendo-lhes a outorga da mais alta condecoração da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora, que é a Comenda Daniel Pinto Corrêa. A presença de convidados e autoridades ilustres junto aos condecorados fez do evento o “ponto alto” da comemoração e reuniram numa noite festiva parte significativa do “patrimônio” empresarial e cultural do município.

Tenho a alegria e o prazer de oferecer este singelo registro das comemorações dos históricos 120 anos de vida da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora, para que seja um símbolo da coragem e da dedicação daqueles que acreditam nas potencialidades de nossa terra e ajudam a escrever as páginas desta história importante que não pode ser esquecida. Ao percorrer essas páginas, sinta a energia de todos aqueles que de um modo ou de outro, ofereceram sua contribuição ao setor empresarial trabalhando pelo amadurecimento do espírito associativo e pelos princípios da livre iniciativa, braços sólidos desta pioneira entidade.

Esse é um momento de júbilo. É gratificante comemorar 120 anos de uma instituição que contribui tanto para o desenvolvimento de Juiz de Fora e cuja trajetória se confunde com a história da própria cidade. Convido a toda a classe empresarial a se juntar a nós para que juntos avancemos nas conquistas e no desenvolvimento de nossa querida terra.

Muito obrigado.

Aloísio José de Vasconcelos Barbosa
Presidente

x
BENEFÍCIOS+
EVENTOS+