ACEJF reforça representatividade ao longo de 2024 e anuncia ações para 2025

quinta, 30 de janeiro de 2025

A Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF) reafirma seu papel como uma das principais entidades representativas da região. No último ano, a entidade ampliou sua atuação com a criação de três vice-presidências setoriais, além de fortalecer sua representatividade ao dar posse ao Conselho Jovem e à Câmara da Mulher Empreendedora.

 

Comércio Exterior, Agronegócio e Tecnologia e Inovação

Com a intenção de fortalecer sua atuação em setores estratégicos, a ACEJF criou três vice-presidências setoriais. O empresário Manoel Teixeira Lopes assumiu a liderança do agronegócio, um setor de extrema importância para a região, buscando promover a inovação no campo. Alexandre Rezende ficou à frente da área de comércio exterior, sua missão é ampliar o conhecimento e facilitar o acesso a novos mercados. Já Celso Chapinotte passou a comandar a vice-presidência de tecnologia e inovação, promovendo eventos para incentivar a adoção de novas ferramentas tecnológicas para aumentar a competitividade dos negócios.

Essa iniciativa visa ampliar a representatividade desses setores e garantir mais suporte e oportunidades aos associados que são empresários de ramos diversos.

 

Mais representatividade

A entidade também reforçou sua estrutura interna com a posse do Conselho Jovem e da Câmara da Mulher Empreendedora. Esses dois novos órgãos foram criados para representar, de forma mais direcionada, os interesses de jovens empreendedores e mulheres empresárias, promovendo eventos, networking e qualificação profissional.

 

Eleições municipais e reivindicações da classe

Reafirmando seu compromisso de ser uma ponte entre os interesses dos empresários e o poder público, a ACEJF promoveu um debate entre os candidatos à Prefeitura de Juiz de Fora durante as eleições municipais de 2024.

Na ocasião, a entidade apresentou aos candidatos um documento contendo reivindicações da classe empresarial, foram elas: 

1. Viabilizar um calendário de eventos para o Expominas;

2. ⁠Apoio irrestrito ao Parque Tecnológico;

3. ⁠Revitalização e modernização da área central;

4. ⁠Construção do shopping popular; 

5. ⁠Compromisso a aplicação da Lei de Potencial Construtivo para Imóveis Tombados; 

6. ⁠Criação do Fórum de Desenvolvimento da Zona da Mata.


O evento proporcionou um espaço fundamental para a discussão de propostas voltadas ao desenvolvimento econômico da cidade.

 

Ações para 2025

Uma das principais iniciativas programadas para 2025 é a restauração da sede histórica da ACEJF, um prédio inaugurado em 1919 e parte do mais importante complexo arquitetônico tombado de Juiz de Fora. O projeto, aprovado pela Lei Rouanet, foi publicado no Diário Oficial da União e autoriza a captação de recursos no valor de R$ 1.473.052,26. 

A intervenção prevê melhorias estruturais e a revitalização das pinturas artísticas de Angelo Bigi, que adornam o edifício localizado na Praça Dr. João Penido, mais conhecida como Praça da Estação.

A ACEJF segue com a missão de defender os legítimos interesses da classe empresarial e impulsionar o desenvolvimento econômico regional ao realizar constantemente iniciativas voltadas para o fortalecimento da classe empresarial.

 

Fonte:

Galeria de Fotos