top of page
ACEJF - Jardim Botanico.jpg
Imagem do WhatsApp de 2023-11-28 à(s) 09.45.07_b1554b6a.jpg

Na luta aqui na Câmara contra esse terceiro feriado no mês!

Nessa segunda-feira, 27, a Câmara Municipal de Juiz de Fora rejeitou o projeto de lei que buscava oficializar, como feriado municipal, o Dia da Consciência Negra celebrado em 20 de novembro. No total foram dez votos contrários, sete favoráveis e uma ausência.

A Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF) também se posicionou contrária à oficialização do feriado na cidade de Juiz de Fora. A entidade reconhece a importância do Dia da Consciência Negra para a valorização da cultura e respeito à história afrodescendente. O posicionamento da ACEJF, portanto, é pautado exclusivamente no viés econômico.

“Acreditamos que a celebração é super justa, mas também acreditamos que feriados geram prejuízos para o comércio, indústria, poder público… Já existem dois feriados oficias em novembro. Esse posicionamento é a favor da classe empresarial e, consequentemente, em defesa dos empregos da classe trabalhadora”, comenta o presidente da ACEJF, Aloísio José de Vasconcelos Barbosa.

A ACEJF esteve presente na Câmara Municipal para representar a classe empresarial através do presidente, Aloísio José de Vasconcelos Barbosa, do vice-presidente, Guilherme Duarte e do diretor, André Mello. Foi pedido aos vereadores que atendesse à solicitação da classe e votasse contrário a criação de um novo feriado no município.

A ACEJF agradece aos vereadores que votaram em prol da economia da cidade:

André Luiz (Republicanos), Bejani Júnior (Pode), Julinho Rossignoli (PP), Marlon Siqueira (PP), Maurício Delgado (União), Pardal (União), Protetora Kátia Franco (Rede), Sargento Mello Casal (PL), Tiago Bonecão (Cidadania) e Vagner de Oliveira (PSB).

Entre os dias 19 e 22 deste mês acontece, na cidade de Araxá (MG), o 25º Congresso Federaminas, um evento tradicional que reúne presidentes e diretores das associações comerciais de todo o Estado de Minas Gerais, além de empresários e representantes de outras entidades de classe. O tema do congresso 2023 será “Vivendo, Empreendendo e Desenvolvendo”, a ideia é promover a troca de conhecimento e uma maior aproximação dos empresários com o movimento associativismo.


O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF), o empresário Aloísio José de Vasconcelos Barbosa, destaca a relevância do evento para a classe empresarial. “É um congresso muito prestigiado e que conta com a participação das entidades mais atuantes de Minas Gerais. É uma excelente oportunidade de apresentar o potencial de Juiz de Fora para o restante do Estado”. 

“Minha intenção é que o próximo congresso aconteça em Juiz de Fora, um evento deste tamanho movimenta toda a cadeia produtiva da cidade. Além disso, quero buscar parcerias para realizar uma mostra de empreendedorismo ainda no primeiro trimestre de 2024. Será uma grande oportunidade para promover Juiz de Fora e região, aguardem”, completa o presidente da ACEJF demonstrando entusiasmo com os novos projetos. 
 

A programação do 25º Congresso Federaminas conta com palestras de nomes importantes, como, por exemplo, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio,  e o Especialista em Inovação e Transformação Digital, Walter Longo. 
 

Tradicional Congresso da Federaminas acontece no município de Araxá (MG) e conta com participação do presidente da ACEJF 

Imagem do WhatsApp de 2023-10-20 à(s) 08.17.06_29d613dc.jpg
ACEJF - Jardim Botanico.jpg

Missão Empresarial

A primeira edição do projeto foi realizada no mês de junho e levou um grupo de empresários ao Museu Mariano Procópio, prédio sob gestão da Prefeitura.

Em agosto já está prevista a visita à MRS, operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. 
 

Projeto “Missão Empresarial” promove visita ao Jardim Botânico de Juiz de Fora

O caminho para valorizar Juiz de Fora passa pelo conhecimento sobre todo o potencial da cidade. Pensando nisso, a Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF) realizou na última quinta-feira (6) a segunda edição do projeto Missão Empresarial com visita ao Jardim Botânico e ao Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), ambos geridos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

“O projeto de iniciativa da Associação tem o objetivo de atrair negócios para Juiz de Fora, facilitando a realização de feiras e congressos, por exemplo. Quando movimentamos o turismo, movimentamos toda a cadeia produtiva, como hotéis, restaurantes, transporte … Precisamos aumentar a autoestima dos empresários e vender nossa cidade para o Estado e para o Brasil”, destaca o presidente da ACEJF, o empresário Aloísio José de Vasconcelos Barbosa. O presidente também comentou que as empresas já estão procurando a instituição para capitanear grupos de empresários para as próximas edições do projeto.

A visita ao Jardim Botânico contou com a orientação de especialistas da área ambiental e com a presença da prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, do reitor da UFJF, Marcus David, além de lideranças políticas e empresariais do município e região. 

Segundo o reitor da UFJF, Marcus David, as universidades precisam estar abertas à sociedade, tanto para levar quanto para adquirir conhecimento. “Essa aproximação da universidade se dá em várias esferas, uma esfera absolutamente fundamental é a aproximação da universidade com o setor produtivo”, enfatiza o reitor sobre a relevância do projeto Missão Empresarial. 

O Jardim Botânico abrange uma das maiores reservas de Mata Atlântica do país e, somente em  2023, já recebeu mais de 35 mil visitantes e atendeu cerca de cem escolas por meio do programa de extensão em educação ambiental.
 

Encontro celebra uso do Porto Seco em Juiz de Fora para desembaraço alfandegário de equipamentos ferroviários

0812_reuniao_assoc_comercial_cm_183043.jpg
Captura de tela 2022-12-21 001721.png

O acesso ao Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco continua sendo o principal gargalo para o desembarque de grandes cargas no terminal, entre as cidades de Goianá e Rio Novo, que já tem perfil internacional para aviões de grande porte. Recentemente, uma carga não pôde ser desembaraçada por não haver meios de encaminhá-la ao destino pela via terrestre até Juiz de Fora. Nesta segunda-feira, o superintendente Flávio Oliveira e o gerente de logística, Fábio Soares, estiveram na Associação Comercial e anunciaram sua adesão à entidade. O presidente da AC, Aloísio Vasconcelos, assegurou que o acesso ao Aeroporto passa a ser uma das bandeiras da cidade, pois só assim será possível dar ao terminal o perfil desejado pelo ex-presidente Itamar Franco, quando iniciou as obras ao final de sua gestão no Governo de Minas.

Regularização no pagamento de taxas da prefeitura faz com que o PIX seja aceito. 

0812_reuniao_assoc_comercial_cm_183043.jpg

Encontro celebra uso do Porto Seco em Juiz de Fora para desembaraço alfandegário de equipamentos ferroviários

O que fazemos?

Somos a entidade mais antiga de Minas Gerais e a quarta do Brasil, fomos fundada por comerciantes, industriais e produtores agrícolas no fim do século XIX. Crescemos de mãos dadas com a cidade de Juiz de Fora e atuamos, por muitas vezes, como agentes transformadores do cenário econômico regional.  Somos uma entidade representativa da classe empresarial que, durante 123 anos, vem agindo em prol das necessidades das empresas e empresários, fomentando o progresso e o desenvolvimento por toda a Zona da Mata.

Alguns serviços da ACEJF

bottom of page