Empresários discutem Reforma Tributária na ACEJF

terça, 19 de agosto de 2025

A Reforma Tributária de 2026 foi tema de destaque na Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF) no último dia 14 de agosto. Empresários, contadores e profissionais liberais participaram da palestra conduzida pelas advogadas Drª Ana Carolina Garcia e Drª Maysa Pittondo, que apresentaram um panorama das principais mudanças no sistema de impostos e orientações práticas para a fase de transição.

Considerada a maior transformação tributária dos últimos 50 anos, a reforma promete alterar a rotina das empresas de todos os portes. Entre as novidades estão a substituição de cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) por apenas dois: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O novo modelo, chamado IVA-dual, prevê a cobrança de impostos no destino e ainda cria um Imposto Seletivo para produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

De acordo com as especialistas, os impactos serão sentidos já na precificação de produtos e serviços, que passará a discriminar os tributos de forma mais clara. A preparação, ressaltaram, precisa começar agora. Atualizar sistemas de gestão, simular cenários de impacto, treinar equipes e revisar a apuração em operações interestaduais são medidas essenciais para reduzir riscos.

Para o presidente da ACEJF, Aloísio José de Vasconcelos Barbosa, o encontro cumpriu um papel estratégico: oferecer conhecimento e preparar o empresariado para mudanças que vão impactar de forma significativa todos os segmentos”.

Fonte:

Galeria de Fotos