ENCONTRO DE LIDERANÇAS DISCUTE NOVAS DIRETRIZES PARA O AGRONEGÓCIO EM JUIZ DE FORA

terça, 20 de agosto de 2024

Na última semana, agentes chave do agronegócio na cidade e região se reuniram na sede histórica da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF) para uma reunião estratégica

Na última semana, agentes chave do agronegócio na cidade e região se reuniram na sede histórica da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF) para uma reunião estratégica com o objetivo de explorar novas vocações e oportunidades para o setor. O encontro, liderado pelo vice-presidente setorial de agronegócio da ACEJF, Manoel Teixeira Lopes, contou com a presença de representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Sindicato Rural, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Invest Minas e Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

O vice-presidente setorial de agronegócio da ACEJF, Manoel Teixeira Lopes, comentou sobre as características topográficas da nossa região e a necessidade de entendermos as limitações e vocações da mesma. A reunião trouxe ao grupo informações referentes à citricultura e abordou temas como: diversificação da produção, apoio/financiamento e sustentabilidade. 

O engenheiro agrônomo do IMA, Jeferson Paes, explicou que o maior desafio do mundo no cultivo de citros é o controle da praga greening. No entanto, além de não ter registro da praga no município, Jeferson comenta que a topografia montanhosa da região dificulta o aparecimento e disseminação do greening. Esse fator, somado a condição climática, tornam a região adequada para o desenvolvimento da citricultura.

 

Próximos Passos

Como resultado do encontro, as instituições comprometem-se a manter um canal aberto de comunicação e colaboração contínua para garantir que as iniciativas propostas sejam implementadas. 

A reunião foi um passo importante para fortalecer o agronegócio local e preparar a região para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ACEJF

Galeria de Fotos