Evento da ACEJF destaca inovação na pecuária leiteira regional
quinta, 29 de maio de 2025
A Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF) promoveu nesta quinta-feira, 28, a primeira edição do seminário Milk Day, um encontro técnico voltado ao fortalecimento da cadeia leiteira regional. O evento foi realizado através da vice-presidência setorial de agronegócio, coordenada pelo empresário Manoel Teixeira Lopes.
Realizado com o apoio de diversas instituições públicas e privadas, reuniu especialistas e representantes do setor para um dia intenso de palestras com o tema central “O futuro da pecuária leiteira regional: a tecnificação do manejo como solução para o aumento de competitividade”.
A abertura oficial contou com a presença do presidente da ACEJF, empresário Aloísio Vasconcelos, que destacou o papel da entidade e o trabalho desenvolvido pela vice-presidência setorial de agronegócio. “A vice-presidência do agronegócio nasceu com a missão de aproximar o setor produtivo das inovações, criar soluções coletivas e descobrir uma nova vocação para o agro em nossa região, que no século passado foi uma grande exportadora de café”, comentou Aloísio.
Em sua fala, Manoel Teixeira Lopes destacou a importância do agronegócio para a nossa economia, especialmente o tema abordado no momento que foi a pecuária regional.”Acreditamos que a tecnificação do manejo não é apenas uma tendência, mas uma necessidade”.
O evento foi realizado em parceria com a Alta Genetics e a Liptolândia, e contou com o apoio institucional de nomes como Embrapa, Ministério da Agricultura e Pecuária, Sebrae, UFJF, Emater-MG, Prefeitura de Juiz de Fora, Sindicato Rural e diversas empresas e fazendas da região.
A programação técnica teve início com a palestra do economista Glauco Rodrigues Carvalho, da Embrapa Gado de Leite, que traçou um panorama do setor leiteiro no Brasil, destacando os desafios econômicos e as oportunidades para a cadeia produtiva nacional.
Entre os destaques do dia estiveram as apresentações sobre o sistema de Compost Barn — uma alternativa moderna ao modelo tradicional de produção — abordadas sob diferentes perspectivas por especialistas como Ricardo Peixoto (Rehagro), Bruno Miranda de Paula (Grupo Origen), Renan Bagio (Nutron/Cargill) e André Luiz Resende Araújo (Emater-MG), que trouxe casos práticos de produtores da região de Liberdade e Carvalhos.
O tema da genética também teve espaço privilegiado com a apresentação de Ricardo Bertola, da Alta Genetics, que discutiu como o melhoramento genético pode elevar os índices produtivos da pecuária leiteira, com foco em performance e sustentabilidade.
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a entrega da comenda “Mérito Agropecuário ACEJF” ao empresário Horácio Moreira Dias, em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para o agronegócio regional.
Além das palestras, o evento também abriu espaço para apresentações institucionais de importantes parceiros, como o Parque Tecnológico da UFJF, a Villela Brasil, a Liptolândia, a Nutron e o SEBRAE. Essas falas destacaram iniciativas de fomento à inovação, tecnologia e gestão eficiente no campo.
No encerramento, a ACEJF reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento regional da pecuária leiteira, por meio de ações que integram conhecimento técnico, experiências de campo e diálogo entre os diferentes elos da cadeia produtiva.
Galeria de Fotos
© Copyright 2025 ACEJF. Todos os direitos
reservados.
Desenvolvido por
Zion ACES