Vice-presidência do agronegócio divulga ações para 2025

terça, 21 de janeiro de 2025

A vice-presidência de agronegócio da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACEJF), liderada pelo empresário Manoel Teixeira Lopes, apresentou o planejamento para 2025 que contempla visitas técnicas e seminários ao longo do ano, focando em demandas do setor agroindustrial.

No mês de março a pasta realizará o seminário “O Futuro da Pecuária Leiteira Regional: a tecnificação do manejo como solução para o aumento de competitividade”. O evento será sediado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e contará com a presença de especialistas, produtores e representantes de diversas entidades do setor. O encontro tem o objetivo de promover uma discussão sobre a qualificação dos manejos na pecuária leiteira, destacando o sistema de Compost Barn como uma solução viável para o aumento da competitividade no mercado.

Para o presidente da ACEJF, Aloísio Vasconcelos, “o seminário reflete o compromisso da entidade em propor políticas de desenvolvimento para o agronegócio e redescobrir a vocação da região”.

 

Próximas Iniciativas

A agenda de 2025 inclui visitas a propriedades de olericultura (hortaliças) e vinhedos nos municípios de Friburgo, Teresópolis e Areal, na região serrana do Rio de Janeiro. Para o segundo semestre, estão previstos dois novos seminários: um voltado ao fortalecimento da pecuária de corte regional e outro, no final do ano, para discutir de forma abrangente as potencialidades do agronegócio regional. 

 

Ações de 2024

O ano de 2024 foi marcado por significativos avanços na agenda técnica conduzida pela vice-presidência de agronegócio da ACEJF. Com o apoio de entidades como EMATER, IEF, EMBRAPA, SEBRAE, FAEMG, Invest Minas, Sindicato Rural, Prefeitura de Juiz de Fora e Cooperativas de produtores rurais, a vice-presidência promoveu uma série de reuniões e visitas técnicas. O objetivo principal dessas iniciativas foi criar um ambiente de discussão qualificada para a formulação de políticas voltadas à diversificação e ao aumento da competitividade do agronegócio regional.

Entre as atividades realizadas, destacam-se visitas aos plantios de cafés em Viçosa, de macaúba em Araponga, de laranja e outros cítricos em Andrelândia e Minduri, e de uva e vinho em Lima Duarte, nas imediações da Serra Negra da Mantiqueira. Além disso, foram feitas visitas à biofábrica de cogumelos da empresa COGUM e ao complexo agroindustrial do Grupo Vereda, em Guarará, onde foi observado o sistema de Compost Barn em operação.

 

Fonte:

Galeria de Fotos